Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Apostilas
Artigos
Capítulos de Livros
Depoimentos
Dissertações
Livros
Materiais Curriculares
Monografias
Notícias
Outras Publicações
Portfólios
Projetos em Desenvolvimento
Projetos Realizados
Propostas de Ensino
Publicações
Sem categoria
Teses

Sobre o Grupo

O Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Educação Matemática – Gepeticem – tem como objetivo desenvolver pesquisas e inovações na Educação Básica e no Ensino Superior pautadas na formação inicial e continuada de professores de matemática e na utilização das TIC.

Como questão central o Gepeticem busca identificar e analisar contribuições das TIC à formação profissional docente e à aprendizagem matemática (de estudantes ou professores), em diferentes perspectivas e contextos de aprendizagem.

Além do coordenador, Dr. Marcelo Almeida Bairral (mbairral@ufrrj.br), foram fundadores do grupo (em outubro de 1999): André Luis Loureiro, Emílio Togashi, Felipe Sylvestre Ribeiro e Renata Macedo. Institucionalmente o Gepeticem é vinculado ao Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) do Instituto de Educação da UFRRJ.

Na Graduação o Grupo tem como prioridade acolher graduandos de diferentes áreas (Matemática, Informática, Pedagogia etc.) interessados em desenvolver estudos em educação matemática com as TIC. Na Pós-Graduação o Gepeticem desenvolve pesquisas na linha de pesquisa Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas, do PPGEduc (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares), Programa desenvolvido em parceria entre o Instituto de Educação (campus Seropédica) e o Instituto Multidisciplinar (campus Nova Iguaçu da UFRRJ). Participam do Grupo docentes e alunos do Ensino Superior, estudantes de pós-graduação, professores do Ensino Fundamental e Médio.

A inserção no Grupo depende do número de vagas disponíveis e da autorização do Coordenador. As pesquisas do Grupo têm recebido financiamentos (bolsas e auxílios à pesquisa) de diferentes instituições de fomento (Capes, CNPq, Faperj e MEC/SESu), além de auxílios e bolsas da própria UFRRJ. Em alguns casos há possibilidades de concessão de bolsas vinculadas a projetos de pesquisa.

Desde 2006 o Grupo tem desenvolvido pesquisas em colaboração com o Departamento de Educação da Rutgers University (EUA) e com a Drexel University (Philadelfia, EUA). Em 2013 iniciamos parceria com a Universidade de Turin (Itália) para o trabalho com dispositivos touchscreen.