“O livro mantém o caráter inovador da coleção trazendo temas emergentes e que apontam para a urgência de se debruçar sobre questões relacionadas com diferentes formas de pensar e construir conceitos matemáticos, além de formas para aprendê-los e ensiná-los usando tecnologias digitais, em particular, em ambientes virtuais didaticamente desenhados ou não para fins educacionais”.
Saiba maisEste livro abre uma nova agenda nacional de pesquisa em educação matemática focada nas interações e formas de manipulação em dispositivos touchscreen. A obra parte do princípio de que realizar toques diretos na tela é diferente da ação de clicar e arrastar, comum em ambientes de geometria dinâmica. Além dessa mudança de cunho cognitivo, os autores instigam o leitor a pensar em transformações de ordem didática e na própria natureza da matemática quando usuários manipulam simultaneamente pontos em determinada figura. Resultados de implementações com estudantes e futuros professores de matemática são usados para ilustrar algumas dessas mudanças. O leitor também encontrará um detalhado mapeamento de aplicativo.
Saiba maisNa calculadora é ponto ou vírgula? Analisando interações discentes sob as lentes de Vigotsky e Bakhtin Neste livro você verá que o uso da calculadora ainda é atual e necessário nas aulas de matemática. Na obra os autores trazem resultados de uma pesquisa que usou calculadoras em turmas do Ensino Médio. Embora a calculadora parecesse ser um recurso familiar aos estudantes, a investigação ilustra fatos interessantes no aprendizado dos discentes como o manuseio em teclas de memória, as representações numéricas e o uso de ponto ou vírgula. A inovação integra um projeto no âmbito do Observatório da Educação da Capes.
Saiba maisO propósito desse quinto volume da Série InovaComTic é continuar promovendo reflexões sobre possibilidades de melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática mediados por tecnologias digitais. Os ambiente virtuais são o foco e a obra foi pensada para educadores interessados em implementar e analisar práticas formativas mediadas por chat e fórum de discussão. Para sustentar a ideia de que é possível interagir e aprender nesses cenários os autores socializam experiências de formação inicial de professores de matemática e com alunos “regulares”, cegos ou surdos. Com a leitura da obra você poderá perceber que incluir é argumenta, é imergir para desatar nós em um infinito virtual particular.
Saiba maisO propósito deste livro é promover reflexões sobre possibilidade de melhoria nos processos de ensino e aprendizagem mediados pelas TIC. A obra foi pensada para licenciando e professores de não ficam apenas encantados com o caráter atual e inovador da tecnologia, mas para aqueles educadores que problematizam a sua situação nos processos formativos e buscam alternativas para viabilizar a sua implementação. Neste quarto volume da Série InovaComTic estudiosos da área de Educação Matemática, de Educação, da Linguagem e da Informática buscam estratégias de rompimento com práticas reprodutivistas de uso da informática educativa no ensino que implementam e na pesquisa que desenvolvem.
Saiba maisNeste livro o leitor, professor ou futuro professor, conhecerá diferentes abordagens para o trabalho com a geometria em sala de aula. Ao tratar do desenvolvimento profissional docente através de interações na internet a obra é pioneira no campo da Educação Matemática nacional. Nela os autores apresentam elementos estratégicos considerados na estruturação de um ambiente virtual específico para a formação continuada totalmente à distância. Os conceitos geométricos são trabalhos em perspectiva Dinâmica na qual formados e professor são continuamente atores do processo formativo. Preconizando também uma abordagem integradora os pesquisadores desenvolvem elementos curriculares inerentes as formas no espaço, as construções geométricas elementares, dos ângulos e as simetrias e semelhanças no plano. Uma gama de recursos e atividades inovadoras poderá ser encontrada ao longo da obra. Este livro é uma reedição do livro “Geometria para 3º e 4º ciclos pela internet, publicado em 2004 com financiamente da SESu/MEC.
Saiba maisA obra é fruto de uma pesquisa que buscou desenvolver e implementar inovações para o trabalho com poliedros estrelados no Ensino Médio. Referidos poliedros ainda estão inexistentes nas aulas, nos livros didáticos e em propostas curriculares nacionais. Curiosamente, há uma gama de recursos e de informações sobre os poliedros estrelados na Internet. No entanto, esse material ainda é de cunho informativo, pouco didático. Oferecer uma abordagem didática para a temática é a finalidade da nossa obra. Concretamente, ilustramos técnicas e módulos de dobraduras, animações, vídeos didáticos e planificações, apresentamos algumas atividades que podem ser utilizadas e comentamos alguns resultados obtidos nas implementações com alunos e professores.
Saiba maisEste livro é destinado a graduandos, professores de matemática e jovens pesquisadores interessados pela informática educativa. A obra apresenta possibilidades de inovação com os softwares i-Complex e o Régua e Compasso, com portfólios eletrônicos e portais de compartilhamento. O seu propósito é oferecer um leque inspirador de situações de aprendizagem e um subsídio teórico que sejam motivadores para a constituição de diferentes espaços para interagir e aprender matemática.
Saiba maisEsta é uma obra dirigida a educadores interessados no ensino e na aprendizagem de matemática tendo as TIC como mediadoras. É, também, um livro direcionado a licenciaturas em Matemática, Pedagogia e cursos de formação de professores de áreas especificas como Física e Química, pois brevemente chegaremos a um tempo onde a informática deixará de ser uma disciplina específica do currículo para se constituir em uma habilidade comum no conhecimento dos profissionais das diferentes áreas do saber. Estudiosos do campo do Currículo, da Psicologia, da Comunicação e da Informática Educativa também podem se interessar pela obra. Enfim, trata-se de uma fonte inspiradora a leitores criativos, críticos, autônomos e que acreditam que aprender é uma atividade constante.
Saiba mais“O presente livro apresenta ferramentas teórico-metodológicas apropriadas para analisar e construir unidades formativas em contexto virtual. No entanto, muito que discute pode aplicar-se com igual propriedade a contextos presenciais aprendizagem/formação. Evitando apresentar uma receita pronta a usar, convida-nos assumir um papel activo, imaginando outras análises e concebendo outros espaços onde, eventualmente, se podem prosseguir muitos outros objectivos formativos desenvolver muitas outras experiências de aprendizagem. Trata-se, por isso, de um significativo contributo para o uso das TIC tendo em vista uma melhor formação dos professores e portanto também uma melhor educação, no quadro de uma sociedade mais humana e mais justa.”
Saiba mais