Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Apostilas
Artigos
Capítulos de Livros
Depoimentos
Dissertações
Livros
Materiais Curriculares
Monografias
Notícias
Outras Publicações
Portfólios
Projetos em Desenvolvimento
Projetos Realizados
Propostas de Ensino
Publicações
Sem categoria
Teses

Projetos Realizados

ÉPURA AO VIVO. DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA ESTUDOS INICIAIS DE GEOMETRIA DESCRITIVA

Desenvolver a visualização com auxílio de um sistema de câmeras de segurança. Apoio às aulas de desenho básico com alunos do Ensino Médio Técnico da Escola Estadual Visconde de Mauá.

Pesquisador(es): George William Bravo de Oliveira e Marcelo Almeida Bairral
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TRABALHANDO NO GEOGEBRA E NO GEOMETRIC CONSTRUCTER: MÃOS E ROTAÇÕES EM TOUCHSCREEN

Balizado em concepções vigotskianas, promover reflexões teóricas acerca dos gestos e manipulações touchscreen e ilustramos a análise de interações que emergiram de implementações com o GeoGebra touch e Geometric Constructer. Financiado pela CAPES.

Pesquisador(es): Alexandre Assis e Marcelo Bairral
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EJA: UM ESTUDO DE INTERAÇÕES DOCENTES EM MATEMÁTICA MEDIANTE AMBIENTES VIRTUAIS

Analisar as interações dos professores que lecionam Matemática na EJA mediante ambientes virtuais. Financiamento Fundação CECIERJ.

Pesquisador(es): Gisele Pereira de Oliveira Xavier e Marcelo Almeida Bairral
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA 3D NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL

Elaborar atividades de geometria espacial e refletir sobre o aprendizado no software GeoGebra 3D, mostrar possibilidades de inovação em aulas de geometria. Financiado pela CAPES/Obeduc.

Pesquisador(es): Vinícius dos Santos Honorato e Marcelo Almeida Bairral
INOVAÇÕES NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL

Elaborar e analisar atividades que explorem tópicos de geometria espacial com foco na visualização utilizando recursos convencionais e com o uso do software GeoGebra 3D. Financiado pela  UFRRJ (BIEXT/PROEXT).

Pesquisador(es): Thaís Fernanda de Oliveira Settimy e Marcelo Almeida Bairral
EXPLORANDO O CONCEITO DE HOMOTETIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM COM APLICATIVOS DINÂMICOS INSPIRADA NA CULTURA VISUAL

Elaborar, implementar e analisar atividades para abordagens do tema homotetia em turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, utilizando aplicativos dinâmicos e aspectos da cultura visual.

Pesquisador(es): Soraya Barcellos Izar e Marcelo Almeida Bairral
CALCULADORA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO FOCADO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE

Observar dificuldades de seus alunos do Ensino Médio Profissionalizante do Curso Técnico de Eletromecânica com cálculos, com o propósito de estudar a inserção da calculadora em sala de aula mediante o uso de atividades instigadoras. Com referencial teórico focado em pressupostos de Bakhtin e de Vygotsky, analisar intervenções identificando aspectos do raciocínio matemático e contribuições da calculadora para aprendizagem de alunos desse segmento.

Pesquisador(es): Wagner da Silveira Marques e Marcelo Almeida Bairral
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO POLO CEDERJ/UAB PARACAMBI: ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Analisar aspectos da formação inicial a distância em matemática no Polo Paracambi da UAB/CEDERJ e o uso da sua Plataforma como ambiente de aprendizagem.

Pesquisador(es): Robson Marques de Souza e Marcelo Almeida Bairral
INVENTARIAR AMBIENTES VIRTUAIS

Inventariar ambientes virtuais (semi-presenciais ou à distância) que estão sendo implementados no Brasil através das ferramentas da Internet. Financiado pelo CNPq (PIBIC 2003-2004).

Pesquisador(es): Marcelo Almeida Bairral e Bruno Nascimento (UFRRJ)
A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO AGRÍCOLA PARA ELEMENTOS DA GEOMETRIA ESPACIAL

Analisar a produção de significados dos alunos do ensino médio e técnico agrícola para elementos da geometria espacial.

Pesquisador(es): Tomiko Yakabi Fantin
APPLETS NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA

Verificar a influência de uma sequência de atividades com APPLETS na aprendizagem de geometria.

Pesquisador(es): Pedro Luiz S. Júnior
GEOMETRIA PARA 3º E 4º CICLOS

Analisar implicações da multimodalidade num ambiente virtual para a formação continuada em geometria (3º e 4º ciclos). Diego Garcia (UFRRJ). Financiado pela FAPERJ/CNPq e SESU (PROEXT 2004).

Pesquisador(es): Marcelo Bairral
GEOMETRIA NA GRADUAÇÃO

Elaborar, implementar e avaliar cenários virtuais em disciplinas (Tópicos de Geometria Espacial e Didática da Matemática) da graduação em matemática da UFRuralRJ. Financiado pela FAPERJ.

Pesquisador(es): Leonardo Zanette, Marcelo de Oliveira Dias e Getúlio Mello
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM CENÁRIOS VIRTUALIZADOS

Verificar implicações das interações a distâncias, mediadas pelas ferramentas comunicativas da Internet, na aprendizagem matemática de alunos do Ensino Médio do Colégio Técnico da UFRRJ. Financiamento CNPq/PIBIC/UFRRJ.

Pesquisador(es): Gilmar Teixeira dos Santos