Filter by Categories
Teses

Materiais Curriculares

Mexendo nos palitos e explorando a rigidez do triângulo

Os formatos triangulares são importantes na estruturação do espaço matemático e na construção de estruturas (andaimes, portas etc.) cotidianas. Muitas vezes, no trabalho com polígonos, a análise da rigidez do triângulo é pouco explorada. Esse material curricular ilustra uma possibilidade de verificação e análise dessa rigidez usando um material construído com percevejos e palitos para picolé. Nesse MCEO você terá uma ideia de como discentes com faixa etária entre 10 e 15 anos (6o ano) exploraram formas variadas e falam sobre a sua deformação (ou não).

Baixar apresentação completa em PDF

Mexendo nos palitos e explorando a rigidez do triângulo

Baixar tarefa completa em PDF

Veja algumas formas triangulares feitas por alunos do 6o ano do Ensino Fundamental.

Baixar respostas completa em PDF

A rigidez do triângulo é uma observação muito importante de ser feita no trabalho com polígonos. Assim, usei o kit dos palitos de picolé para verificar se os alunos do 6o ano percebiam a rigidez triangular e como eles falariam sobre a mesma. Os estudantes ficaram muito motivados com o material e movimentaram os palitos de forma bem variada. Curiosamente, percebi que eles não se importaram muito com o triângulo. Suponho que foi pela sua não movimentação (rigidez) ou pela sua forma ser conhecida dos discentes.

Baixar reflexão completa em PDF

play-sharp-fill
Chat Gepeticem
Loading chat ...
Por favor preencha os campos obrigatórios.
Selecione suas imagens para fazer o upload.