Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Apostilas
Artigos
Capítulos de Livros
Depoimentos
Dissertações
Livros
Materiais Curriculares
Monografias
Notícias
Outras Publicações
Portfólios
Projetos em Desenvolvimento
Projetos Realizados
Propostas de Ensino
Publicações
Sem categoria
Teses

Materiais Curriculares


Experimentando gráficos

A atividade foi desenvolvida no programa Planilha org. Calc, do Sistema Operacional Linux Educacional 3.0, geralmente utilizado nos Laboratórios de Informática de Educação (LIED) em Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino, motivo da opção pelo mesmo. A atividade pode ser desenvolvida de modo similar em planilha eletrônica de outro Sistema Operacional. Quanto ao programa, este proporciona uma possibilidade de otimizar construções de tabelas e gráficos, em especial aqui de gráficos. Este Material Curricular Educativo Online (MCEO) objetiva apresentar virtualmente os diferentes tipos de gráficos, de maneira que o educando: perceba como os elementos do mesmo o constituem, possa verificar suas características e interagir em sua construção.

Baixar apresentação completa em PDF

A atividade de construção e reconhecimento dos diferentes tipos de gráficos apresentou as seguintes etapas:

1ª Etapa _ Explanação em classe sobre gráfico. O que são, quais os tipos mais comuns, a finalidade dos mesmos, etc.

2ª Etapa _ No local que se encontram os computadores, elencar questões que envolvam a classe de modo a constituir uma amostra, de preferência  relativa a um tema ou assunto o qual se possa inquerir sobre as opiniões, ações, etc., dos envolvidos.

Baixar tarefa completa em PDF

Foi observada certa predileção dos discentes pelo gráfico de setores em especial os em 3D.

Baixar respostas completa em PDF

Há tempos, envolta na profissão do magistério, foi possível observar que em inúmeros momentos em classe a apresentação de gráfico partiu da realização de pesquisa, recorte e colagem de diferentes tipos de gráficos encontrados pelos discentes em diversos periódicos, haja vista, esse ser o “recurso” da época.

Junto ao novo século e aos novos recursos existentes procurei dispor das novas tecnologias para apresentar o conteúdo gráfico (tipos de gráficos).

A atividade teve inicio em sala de aula onde fiz uma explanação sobre os diferentes tipos de gráficos e a associação formato/nomenclatura. Em seguida, fui com a turma para o Laboratório de Informática de Educação (LIED), onde estabeleci as questões que foram respondidas de modo sucinto.

Anotei os assuntos elencados no quadro branco em forma de tabela, incluindo o quantitativo pertinente a cada questão.

Baixar reflexão completa em PDF

Chat Gepeticem
Loading chat ...
Por favor preencha os campos obrigatórios.
Selecione suas imagens para fazer o upload.