Filter by Categories
Sem categoria
Teses

Materiais Curriculares

Como cortar o bolo: Explorando as regiões do círculo

Explorar a linguagem gráfica vai além dos planos e elementos abstratos. Aprender a identificar os campos de aplicação da geometria é um desafio para os professores e alunos, atrair a atenção e o interesse para um assunto é parte desse desafio.

Esta prática pode ser desenvolvida em sala de aula ou oferecida como oficina, seu objetivo é explorar as regiões do círculo e suas denominações. Foi aplicada com alunos do ensino médio de uma escola técnica estadual.

Baixar apresentação completa em PDF

Reconhecer as regiões destacadas na folha impressa.

A discussão inicial tem como ponto de partida algumas ilustrações que empregam o corte do bolo para fazer esculturas ou ter um melhor rendimento na divisão do bolo. Que elementos da circunferência estão presentes e limitam as regiões obtidas?

Baixar tarefa completa em PDF

Nesta atividade, as respostas esperadas são: Identificação do ponto central da circunferência; Identificação dos segmentos que representam.

Baixar respostas completa em PDF

A atividade foi desenvolvida no dia 13 de novembro de 2014 com alunos do primeiro período do Programa Educacional para Jovens e Adultos da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá do curso técnico de Mecânica na aula da disciplina desenho técnico. A duração aproximada de 50min com dez estudantes.

Iniciei a atividade conversando sobre as propriedades da circunferência e seus elementos: centro, raio, diâmetro... Todos estavam ansiosos com a presença do bolo sobre a mesa, isto estimulou a atenção para que a explicação fosse breve e a prática se realizasse mais rápida para a degustação.

Baixar reflexão completa em PDF

play-sharp-fill
Chat Gepeticem
Loading chat ...
Por favor preencha os campos obrigatórios.
Selecione suas imagens para fazer o upload.